sábado, fevereiro 09, 2013

Conservação: empilhar livros ou não?

Postado por Marcelo Rodrigues



Primeiramente devemos levar em conta a superfície em que os livros estão apoiados, as prateleiras de metal são melhores no quesito conservação pois podem ser desinfetadas com álcool após a limpeza comum. Prateleiras de madeira podem ser usadas desde que não sejam pintadas; também é recomendável usar um material que não deixe o livro ter contato direto com a madeira, como placas de vidro, evitando que fungos escondidos nela "ataquem" nossos livros.

Em prateleiras presas diretamente na parede, é recomendável deixar um espaço entre os livros e a parede para ventilação e também evitar que a umidade da parede afete os livros (e lá vem os fungos!).

Se os livros forem guardados em armários e estantes fechadas deixe as portas abertas com frequência por algum tempo (ventilação!).

E acima de tudo não deixe os livros guardados em sacos plásticos, isso faz com que eles não "respirem".


Em pé ou deitados?


Os livros devem ficar em pé, um ao lado do outro mas sem estarem "arrochados" uns contra os outros; esse "arrocho" favorece as visitas dos cupins, não permite ventilação além de danificar a lombada.

Se você tem livros com altura maior que a prateleira pode colocá-los deitados uns em cima dos outros, mas que sejam do mesmo tamanho e no máximo três livros. Se forem de tamanhos diferentes os maiores devem ficar por baixo (obviamente os livros que não cabem em pé na prateleira são maiores e mais pesados em relação aos outros, por isso devem ser empilhados em pequenas quantidades.).

Quando for retirar um livro não o puxe pela parte de cima da lombada, mas abra um espaço entre os dois livros que estão na lateral e puxe-o livro pelo meio.

Resista a tentação de colocar alguns livros inclinados, isso deforma o livro, se necessário coloque aparadores para mantê-los na vertical.


Não sei vocês, mas sempre que termino de ler algum livro com má diagramação coloco-o debaixo de uma pilha de livros por no máximo um dia, isso faz com que as páginas voltem a ser como eram. Tenho alguns livros que preciso "virá-los do avesso" para ver o que está escrito no "meio", e quando ele não é "flexível" sempre acaba ficando deformado.

2 comentários:

  1. Ótimo suas dicas,realmente vai facilitar muito minha vida agora.
    http://sweestssbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir