sexta-feira, março 08, 2013

       Dia Internacional da Mulher!

Postado por Marcelo Rodrigues




Há aproximadamente 102 anos, especificamente em 25 de Março de 1911, dezenas de operárias têxteis entraram em greve, ocupando a fábrica Triangle Shirtwais localizada na cidade de Nova Iorque, reivindicando a redução do horário de trabalho de 16 horas diárias para 10 horas. A fábrica empregava cerca de 500 trabalhadores, em sua maioria mulheres imigrantes com idade entre 16 e 32 anos que ganhavam de 6 a 10 dólares por semana.

Na tarde daquele sábado um misterioso incêndio irrompeu o local causando a morte de 146 daquelas mulheres. Desesperadas, algumas trabalhadoras lançaram-se das janelas a uma altura de nove andares. As restantes esperaram até que o fogo as consumisse. Um único sobrevivente foi encontrado. Dentre as vítimas estavam Kate Leoa e Rosária Malta com 14 anos de idade.





























Antes do incêndio, no ano de 1908 um grupo de 15.000 mulheres marchou pela cidade de Nova Iorque, exigindo redução da carga horária, melhores salários e direito ao voto. No ano seguinte, em 18 de Fevereiro de 1909 surgiu nos Estados Unidos o primeiro Dia Internacional da Mulher com uma declaração do Partido Socialista da América. Porém, somente após o incêndio na Triangle Shirtwais a data foi comemorada mundialmente.


Fonte: Wikipedia

2 comentários:

  1. Parabéns a todas nós não é? rsrs!

    Seguindo! Pode seguir de volta?!

    Beijinhos,

    http://www.belasenhorita.net.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns com louvor! hahahahah

    Seguindo!

    Abraços!

    ResponderExcluir